Profissionais do HUT denunciam a falta de climatização em enfermarias
Técnicos de enfermagem do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), localizado no bairro Redenção, zona Sul da capital, paralisaram as atividades por algumas horas nesta segunda-feira(01), devido ao calor excessivo nas enfermarias. Em vídeos divulgados nas redes sociais, funcionários e pacientes denunciam a falta de estrutura no maior hospital de urgência do Piauí.
De acordo com profissionais, a falta de climatização, especialmente na sala verde, onde ficam os pacientes de menor gravidade, prejudica não só a equipe do hospital, mas também os enfermos e acompanhantes.
“A gente fica em um lugar que parece um galpão, com 50 pessoas aproximadamente, com odor de fezes, urina e sangue misturados, no calor excessivo” relatou a técnica em enfermagem, Natália Rosa de Sousa.
Conforme a técnica de enfermagem, Mileny Ferreira, com o calor, alguns pacientes e funcionários chegam a passar mal. “Um paciente sofreu uma parada, tiveram que fazer a reanimação, e as colega disseram que quando terminaram a reanimação, estavam exaustas, com suor escorrendo e sem condições de dar continuidade ao serviço” contou.
Além da falta de climatização, os profissionais relataram ainda que a falta de medicação é frequente. Medicamentos como antibióticos estariam em falta, prejudicando o tratamento dos pacientes, além da ausência de insumos básicos, como ataduras e soro.