Reforma na sede da DRCI reforçará investigações de crimes virtuais no Piauí
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) entregou, na manhã desta quarta-feira (20), a reforma de ampliação estrutural da Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI), localizada no Espaço Cidadania do Shop Automall, na zona Leste de Teresina.
Estiveram presentes na solenidade o secretário de Segurança, Chico Lucas, o delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, o coordenador da DRCI, delegado Humberto Mácola, e outros delegados.
Segundo Chico Lucas, a ampliação foi necessária, pois os índices de crimes praticados na Internet quadruplicaram entre 2019 e 2023.
“Precisávamos de uma maior infraestrutura para lidar com as demandas. A delegacia tem sua sede no Espaço de Cidadania agora, justamente, porque os crimes que são efetuados, muitas vezes, violam a identidade; então, nosso objetivo é facilitar a recuperação desses direitos”, disse.
Luccy Keiko explicou que a delegacia também investiga crimes virtuais relacionados à violência sexual, discursos de ódio e fake news. Desta forma, a DRCI vai funcionar integralmente com outras delegacias.
“Nossa meta é continuar acompanhando essa evolução histórica da prática de crimes virtuais e ampliando as condições para acatar a demanda. As DRCIs estão ganhando dimensões muito grandes em todo o território nacional. Também apuramos importunação sexual e discursos de ódio cometidos on-line, há uma gama de delitos que migrou para o ambiente digital e é de atribuição da delegacia”, destacou.
O coordenador da DRCI, Humberto Mácola, apontou que a reforma proporciona condições de trabalho melhores para os policiais e amplia o atendimento à população.
“A partir dessa nova reforma ampliaremos os serviços e atendimentos, melhorando também as condições de trabalho para os policiais”, ressaltou.