Secretários e comissionados do Estado terão redução de 15% no salário a partir de janeiro
Medidas anunciadas pela Secretaria Estadual de Fazenda, publicadas no Diário Oficial na sexta-feira (1°), preveem um corte de 15% nos salários dos comissionados. Esse ajuste deve ocorrer entre o final de 2024 e início de 2025.
Em entrevista à TV Clube, o secretário da Fazenda, Emílio Júnior, explicou que essas medidas são rotineiras.
“Muitas vezes você chega agora no final do ano e tem implementações que você tinha programado, uma obra, um evento, e não vai dar mais para acontecer e você tinha reservado um orçamento para isso. Então aproveitamos esse momento e coloca isso no ajuste, já transferindo aquilo que estava reservado de orçamento de 2024 para 2025. Todo ano a gente faz esse ajuste, já colocando para que o fechamento financeiro fiscal do estado possa ficar no equilíbrio”.
Conforme o secretário, o levantamento feito está na ordem de R$ 117 milhões. Os cortes de 15%, que devem ocorrer a partir de janeiro de 2025, vão contemplar os ganhos acima de R$ 4 mil durante três meses, prorrogáveis por mais três meses.
O secretário ainda destacou o atual cenário da arrecadação no estado.
“A arrecadação tem crescido, o Fundo de Participação dos Estados (FPE) representa mais de 50% da nossa receita discricionária e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) também cresceu”.
Fonte: Portal ClubeNews