Títulos são cancelados após eleitores não comprovarem vínculo com domicílio
Os eleitores que transferiram o título eleitoral para Santo Inácio do Piauí (PI) sem comprovar vínculo legítimo com a cidade piauiense tiveram as inscrições eleitorais canceladas.
As inscrições eleitorais foram consideradas fraudulentas. A informação foi confirmada pelo Ministério Público do Piauí (MPPI) nesta quinta-feira (12).
O promotor de Justiça Paulo Maurício Araújo Gusmão, no exercício das suas atribuições eleitoral junto à 90ª Zona, foi quem ajuizou ação de cancelamento de inscrições eleitorais fraudulentas.
O cancelamento envolveu eleitores que transferiram domicílio eleitoral para Santo Inácio do Piauí sem comprovar vínculo legítimo com o município.
Conforme o MPPI, “a investigação, iniciada a partir de denúncia anônima, revelou que boletos de uma empresa local de internet foram utilizados como comprovantes de residência, apesar de os eleitores não residirem nos endereços declarados”.
Segundo o MPPI, “diligências da Polícia Militar e manifestações da empresa emissora dos boletos confirmaram a ausência de vínculos reais de diversos eleitores com os locais informados”.
“A Promotoria sustenta que houve violação ao artigo 42 do Código Eleitoral e requereu o cancelamento das inscrições irregulares, com base nos artigos 71 e 76 do mesmo código. O juiz eleitoral, Luiz de Moura Correia, determinou o cancelamento das inscrições de 13 envolvidos”, informou o Ministério Público.
Fonte: MPPI