
UPA do Satélite sofre incêndio e pacientes são remanejados
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Satélite, na zona Leste de Teresina (PI), sofreu um princípio de incêndio nesta manhã de segunda-feira (24). Alguns pacientes foram encaminhados para outras unidades de saúde.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas e conter o fogo que atingiu a sala amarela da UPA, onde ficam os pacientes que necessitam de atendimento médico de urgência ou aguardam a realização de exames.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclareceu em nota que “os funcionários utilizaram os extintores de incêndio que estavam no setor” antes da chegada dos bombeiros.
Segundo a FMS, “23 pacientes foram transferidos, de forma integrada, eficiente e coordenada, para hospitais da rede de saúde”. Veja nota na íntegra ao final.
“Por medidas de segurança, devido à fuligem espalhada pelos ambientes, a UPA está temporariamente interditada e só será liberada após autorização dos órgãos competentes”, diz a nota.
NOTA DE ESCLARECIMENTO – FMS
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que, na data de hoje (24), ocorreu um princípio de incêndio em um aparelho de ar-condicionado da Sala Amarela da UPA do Satélite.
De imediato, os funcionários utilizaram os extintores de incêndio que estavam no setor. O Corpo de Bombeiros chegou prontamente ao local e conseguiu controlar o fogo com rapidez e eficiência, impedindo que ele se alastrasse dentro da sala. Felizmente, não houve feridos.
23 pacientes foram transferidos, de forma integrada, eficiente e coordenada, para hospitais da rede de saúde. Inicialmente, os pacientes que estavam mais graves na Sala Vermelha da UPA foram remanejados para a sala de estabilização e centro cirúrgico do hospital do Satélite.
Os demais pacientes permaneceram no estacionamento da UPA, recebendo assistência necessária de toda a equipe multiprofissional.
As ambulâncias foram acionadas, e contamos com o apoio da rede de saúde pública municipal, estadual e privada para a transferência e continuidade da assistência.
Além disso, todos os funcionários estão sendo liberados do plantão após passarem por uma avaliação médica clínica. Informamos que, no início desta nova gestão, todos os aparelhos de ar-condicionado, bem como o gerador, passaram por manutenção.
Por medidas de segurança, devido à fuligem espalhada pelos ambientes, a UPA está temporariamente interditada e só será liberada após autorização dos órgãos competentes.
Agradecemos a compreensão de todos e estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
NOTA BOMBEIROS
No início da manhã desta segunda-feira (24), o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí foi acionado para combater um princípio de incêndio na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Satélite, Zona Leste da capital. Ao chegarem no local, os militares combateram as chamas, que se concentravam no ar condicionado de um espaço identificado como sala amarela. Por conta da fumaça, alguns pacientes foram retirados temporariamente do local. Não houve registro de feridos. A perícia administrativa já foi solicitada, e deve acontecer nos próximos dias.