Juiz piauiense que foi “terror dos fora-da-lei” em Timon nega ter mandado prender advogados
O juiz Gilberto Moura Lima, natural de Floriano-PI, que durante alguns anos foi o terror dos fora-da-lei em Timon negou ter dado voz de prisão a um grupo de advogados da comissão de prerrogativas da OAB-MA durante sessão do Tribunal do Júri em São Luís no último dia 10.
Abordagem diferente
Gilberto explicou ter pedido auxílio da força policial devido a uma abordagem “não convencional” por um grupo de pessoas que mais tarde soube se tratar de membros da comissão de prerrogativas da OAB do Maranhão.
Tribunal do Júri
Gilberto preside o Tribunal Popular do Júri em São Luís, capital do Maranhão, e continua sendo visto como um juiz rigoroso no cumprimento da lei.
Terror dos bandidos
Gilberto Moura Lima durante anos foi o Terror dos bandidos em Timon. Todos temiam que seus processos caíssem “nas mãos do Dr. Gilberto”.
Desagravo
A Ordem dos Advogados do Maranhão, mesmo diante da explicação do magistrado exemplar, resolveu fazer um desagravo no próximo dia 29.
Bareta completa 43 anos de grandes serviços prestados ao povo do Piauí
O delegado Francisco Costa, que se tornou conhecido e idolatrado como “Bareta”, completa hoje 43 anos de grandes serviços prestados à Polícia Civil e consequentemente ao povo do Piauí.
Dia do soldado
Bareta ingressou na sua querida Polícia Civil no dia 25 de agosto de 1980, coincidentemente no dia do soldado.
Todos os cargos
Francisco Costa, o Bareta, exerceu todos os cargos da Polícia Civil, inclusive de delegado em caráter especial de Cajueiro da Praia a Cristalândia.
Faria tudo de novo
Ao longo da vitoriosa e corajosa carreira, Bareta fez todo tipo de investigação, combatendo e prendendo criminosos capazes dos crimes mais perversos.
Sem trampolim político
Convidado dezenas de vezes para ingressar na política, Bareta sempre recusou alegando que seu compromisso era com a Polícia Civil e com o povo do Piauí.
Apaixonado pela Civil
Conheço Bareta desde os seus primeiros dias como policial civil e sei que o delegado eficiente de hoje é um apaixonado por sua instituição.
Crime organizado
Bareta comandou a comissão de combate ao crime organizado numa época em que poucos tinham coragem de assumir a missão.
Descrição
Pelo sucesso na carreira o delegado Bareta bem que poderia ser um pouco mais eloquente mas desde cedo preferiu o comportamento discreto.
O apelido
O apelido “Bareta” tem origem no detetive retratado num seriado americano. A difusão foi feita por este repórter.
Agradecimentos
O mínimo que podemos fazer é agradecer a esse servidor público destemido que honra sua instituição.