
Criança de 4 anos é resgatada após ser deixada sozinha e sem alimentação em casa
Uma criança de apenas quatro anos foi encontrada em situação de abandono no Bairro São Joaquim, zona norte de Teresina, na segunda-feira (9). O caso foi atendido pelo Conselho Tutelar após denúncias de vizinhos que ouviram a criança chorando e pedindo socorro desde as primeiras horas da manhã.
Segundo a conselheira tutelar Danielle Fernandes, as denúncias foram feitas por volta das 15h30, relatando que uma criança estava trancada sozinha dentro de casa e desesperada no portão da residência. “Quando chegamos ao local, encontramos a criança chorando muito”, contou a conselheira.
O imóvel onde a criança foi encontrada é alugado e, inicialmente, estava trancado. O Conselho acionou o 9º Batalhão da Polícia Militar para averiguar a possibilidade de arrombamento. No entanto, um cunhado da responsável pelo imóvel apareceu no local e chamou um chaveiro para abrir a residência.

Ao entrar na casa, os conselheiros se depararam com a criança visivelmente abatida. Ela tinha acesso apenas ao terraço e a um quarto que estava em condições insalubres, com roupas jogadas no chão, um ventilador e uma caixa de papelão.
“Ela disse que não havia tomado café da manhã, não havia almoçado e que estava com muita fome”, relatou Danielle Fernandes. A criança foi levada para a urgência do Hospital do Buenos Aires, onde foi atendida pela equipe médica e social de plantão.
A suspeita inicial é de desnutrição e possível quadro de anemia. Após o atendimento médico, o Conselho encaminhou um comunicado à Justiça e a criança foi acolhida por medida protetiva.
Além disso, durante depoimento, a criança relatou aos conselheiros que não está frequentando a escola. Até o momento, nenhum responsável legal apareceu para prestar esclarecimentos.