Evangelina Rosa será transformada em centro especializado de saúde mental, TEA e idosos
A estrutura da atual maternidade Evangelina Rosa, na zona Sul de Teresina, será transformada em um centro especializado em três áreas: saúde mental, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e idosos. A informação foi antecipada pelo governador Rafael Fonteles (PT-PI), nesta segunda-feira (26).
“Nós temos um compromisso com a atual maternidade Evangelina Rosa de criar um grande complexo ambulatorial especializado em três áreas: autismo, pessoa idosa e saúde mental. Então, você não vai ter mais naquela área internações e centro cirúrgico, mas um grande complexo ambulatorial especializado nessas três áreas”, disse.
Os serviços voltados ao antedimento materno-infantil de alta complexidade serão desativados após a inauguração da nova maternidade de Teresina, que está localizada na Avenida Presidente Kennedy, na zona Leste. A previsão para início dos atendimentos ambulatoriais no novo espaço é para o dia 28 de julho.
O deputado federal, Castro Neto (PSD), membro da Comissão Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Idosos, disse que o prédio atual da Maternidade Evangelina Rosa deverá passar por ajustes físicos para abrigar os novos serviços.
“Você nota que há uma atenção para a saúde básica e à família. Assim, você evita que essas pessoas vão para os hospitais. Esse centro ambulatorial também contempla a saúde mental no que diz respeito à depressão. Nós últimos anos, essa doença tem tomado conta do Brasil. São muitas informações, teve a pandemia e é uma preocupação do governador com isso”, explicou.
Fonte: Portal ClubeNews