Neto de idoso que levou terço para esperá-lo em local de prova do Enem é aprovado na OAB seis anos depois: ‘meu neto é tudo pra mim’
Neto de idoso que levou terço para esperá-lo em local de prova do Enem é aprovado na OAB seis anos depois: ‘meu neto é tudo pra mim’ — Foto: Arquivo Pessoal
O acadêmico de direito Athilio Henzo Carvalho, de 23 anos, foi aprovado no Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O resultado é fruto de muita dedicação, abdicação e fé. Um dos grandes apoiadores de Athilio é, sem dúvida, o seu avô, Francisco das Chagas, que sempre destinou suas orações ao seu neto, para ele conquistar seus sonhos.
Em 2017, quando Athilio realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Francisco das Chagas ficou esperando o neto na porta do Instituto Federal do Piauí (IFPI), local onde o rapaz fez a prova em Teresina, com um terço nas mãos, rezando. O gesto chamou a atenção de muita gente, inclusive do g1. Na época, o aposentado e o jovem viraram notícia.
Avô levou terço e vestiu camisa com imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro — Foto: Arthur Ribeiro/G1
Athilio fez o Enem em 2017 e 2018. Ele utilizou sua nota para ingressar no curso de direito em uma faculdade particular de Teresina.
“Desde o segundo período do curso, eu tenho uma rotina muito apertada porque, desde então, eu comecei a estagiar. Primeiro, foi em um escritório de advocacia e, agora, estou no Tribunal de Justiça. Tendo essa rotina apertada, eu sempre busquei conciliar os estudos, a faculdade e o estágio”, comentou.
O rapaz aproveitava os intervalos no estágio e as horas livres durante a noite para se preparar para as provas do curso e para o Exame da Ordem. Essa foi a primeira vez que ele fez o exame e logo conquistou a aprovação.
“Querendo ou não, é um peso que a gente tira das costas. Eu fiquei orgulhoso com o resultado, porque foram algumas abdicações que resultaram, que me deram esse retorno positivo que foi a aprovação no Exame da Ordem”, afirmou Athilio.
Francisco das Chagas ficou bastante emocionado com a aprovação do neto. Após tomar conhecimento, ele tratou logo de contar para toda a família, amigos e vizinhos sobre a aprovação de Athilio.
“Primeiramente, eu queria agradecer a Deus a aprovação do meu neto que é tudo pra mim, é a minha felicidade. Todo vestibular que ele fez, eu acompanhei, fiquei rezando, pedindo à Nossa Senhora pra dar tudo certo”, comemorou o idoso.
Contudo, o estudante só poderá atuar como advogado após finalizar a graduação e dar entrada na documentação. Ele pretende atuar na área de Direito Penal.
“Eu tenho que aguardar a conclusão do curso para eu ingressar, de fato, como advogado. Após a minha formatura, que será em dezembro deste ano, eu vou poder dar entrada no requerimento da minha inscrição junto à Ordem no Piauí. Posteriormente, eu serei convidado para uma sessão solene de outorga das carteiras aos novos advogados. Eu devo receber a carteira em 2024”, disse Athilio.
Fonte: G1 Piauí