Pesquisa encomendada por TV mostra novato liderando entre os candidatos do Governo em Parnaíba
Pesquisa encomendada pela TV Costa Norte mostra a situação em que se encontram os pré-candidatos a prefeito de Parnaíba que querem o aval do governador Rafael Fonteles. O quadro mostra uma surpresa: um novato está na frente de veteranos da política, detentores de mandatos importantes e até de um ex-prefeito.
Instituto Amostragem
A pesquisa, encomendada pela TV Costa Norte, que tem sede em Parnaíba, foi realizada pelo Instituto Amostragem, que tem um histórico de acertos em eleições no Estado.
Última rodada
Consta que até agora foram realizadas três pesquisas pelo Instituto Amostragem. Esta coluna teve acesso a última delas, realizada há alguns dias.
Falta o do prefeito
Os nomes apresentados para o eleitor foram basicamente os que querem o apoio do governador Rafael Fonteles. O candidato do prefeito Mão Santa ainda não foi definido.
Os mais lembrados
A última pesquisa do Amostragem aponta o novato Hilder Monção (sem partido) com 17,0%; o ex-prefeito Zé Hamilton com 15,67% ; o deputado federal Florentino Neto(PT) , também ex-prefeito com 13,0%; Dr.Hélio, deputado estadual (MDB) com 12,0%;o ex-governador e ex-prefeito Zé Filho Moraes Souza, sobrinho do atual prefeito Mão Santa, com 6,67%.
Mais nomes
Depois de Zé Filho, aparece o vereador Carlson Pessoa, com 4,33%; o presidente da Câmara Municipal, Daniel Jakson( Solidariedade) com 4,0%; o deputado estadual Rubens Vieira(PT) com 3,33%; João Carlos Guimarães, assessor do prefeito Mão Santa, não oficializado como candidato, com 2,67%; o empresário Erivelton Fontenele, com 1,0% Maria do Amparo, 0,67%; Juliana Falcão, 0,67%; Ricardo Veras, 0,67%; Gil Borges, secretário de Mão Santa, não indicado pelo prefeito, 0,33%.
Conclusão
O levantamento do Amostragem em Parnaíba mostrou ainda que 5,67% não sabem e não opinam; 3,67% votariam em branco ou anulariam o voto; e 8,67% não votariam em nenhum dos candidatos.
Desempenho pífio
Para quem alardeava que “o povo de Parnaíba quer o meu nome”, o desempenho pífio da pesquisa do Amostragem desanimou o deputado estadual de Cocal, Rubens Vieira, do PT.
“Tirou o time de campo”
Rubens Vieira, como disse outro concorrente, “tirou o time de campo” exatamente por causa do seu pífio desempenho nas pesquisas depois de tanta propaganda.
Alerta em Cocal
Os decepcionantes resultados de Rubens Vieira em Parnaíba, segundo o mesmo concorrente, serviram para devolvê-lo ao seu município de origem, Cocal, onde a situação do seu candidato não é muito boa.
Bons números
A pesquisa apresenta bons números para os vereadores Daniel Jakson e Carlson Pessoa, que apesar de não estarem em campanha, são citados a partir de 4% do eleitorado.
Terêrê sumiu
Outro que faz muito barulho e mesmo assim não apareceu na pesquisa foi o ex-deputado Terêrê, que tem dito que é o novo e que será escolhido pelo governador.
Charles Silveira não aparece ao lado de Bárbara do Firmino
No antigo círculo de amizades do falecido prefeito Firmino Filho uma pergunta é feita de quando em vez: por que o ex-reitor Charles Silveira não aparece ao lado da deputada Bárbara do Firmino?
Intimidade e Influência
O ex-reitor Charles não foi apenas um auxiliar de Firmino Filho; é da família do falecido prefeito e nos últimos anos pode ter sido a pessoa que teve mais próximo para ouvir eventuais desabafos de Firmino.